Leitura Individual
Livro: Educação e Poder
Capítulo: Será pública a escola pública?
Neste capítulo, temos uma exposiçao acerca da escola pública falando mais concretamente do caso do ensino público espanhol.
O questionamento presente neste capítulo sobre se a escola pública é pública prende-se na verdadeira noção de serviço público. Prende-se no facto de a escola ter o dever de responder no processo de ensino-aprendizagem ou se a motivação do ensino tem segundas intenções/outros objetivos que não propriamente o serviço próprio.
Tendo por base o que atrás doi dito, como ponto de partida, o autor começa por analisar quem tutela a Escola (se o Estado ou governo participam no cumprimento de objetivos e interesses públicos). O autor considera que o Estado não tem grande influência de partidos (esquerda ou direita) na Escola dizendo que existe uma semelhança com os tempos da ditadura embora diga também que nos tempos que correm as escolas vivem uma apropriação da escola pública por parte dos profissionais que desempenham algum cargo neste setor.
O autor do livro põe em causa a vocação de grande parte dos docentes e dá exemplos de como na sua perspetiva se poderia melhorar a qualidade do ensino existente.
O autor sugere a criação de certos mecanismos de controlo interno como forma de dissuasão dos comportamentos menos profissionais protagonizados pelos professores. Atualmente, vemos que alguns destes mecanismos começam a ser utilizados em Portugal.
Em jeito de conclusão, apesar das diversas reformas na Educação em território espanhol (maior autonomia das escolas, criação de conselhos, etc.) não é visível o melhoramento da qualidade do ensino.